A Festa do Cinema Italiano versão 2019 começou e não espere mammas italianas, spaghettis e motivos para boas risadas. O mundo é definitivamente plano, ou seja, “me conecto, logo existo”. A nova temporada, que leva o título Oito e Meio, filme clássico de Fellini, chega ao Brasil carregada dos dramas reais da pós-modernidade.
O filme Euforia, da diretora Valeria Golino, segue nesta linha, ao revelar a hipervalorização das profissões digitais, em detrimento dos velhos e bons ensinamentos dos professores em sala de aula.
Na Roma dos dias de hoje, dois irmãos voltam a dialogar unidos pela difícil tarefa de vencer o tumor do mais velho, o professor. Em meio a um ex-casamento, um filho pré-adolescente e o mundo dos negócios virtuais do irmão mais novo, um enorme quebra-cabeças colocado à mesa da sala simboliza o “imbroglio”: falta uma peça. A peça que falta é o vazio dos nossos tempos, preenchido com a etérea sensação das drogas e dos privilégios que só o dinheiro compra. Porém, o enredo surpreende, na visão dos personagens que navegam nas cenas aparentemente sem fusão e entrega. E, ao final, são os pássaros em revoada que provocam um milagre: o abraço da vida, sem máscaras, sem futuro. Resta apenas o presente. Em Florianópolis, a temporada vai até 21 de agosto.