A apenas cerca de 40 quilômetros de Torres, a mais bela praia do Rio Grande do Sul, os Canyons do Parque Nacional de Aparados da Serra são um convite ao silêncio, ao encontro com o divino. Não importa com quem você esteja. Estará entregue a uma experiência única consigo mesmo ao ver, com os próprios olhos, o milagre de formações geológicas com até 900 metros de altura, que começaram a se esboçar há 130 milhões de anos. Se a neblina não interromper este visual deslumbrante, você verá a natureza do topo do mundo e o som dos pássaros de todos os gêneros que sobrevoam estes abismos naturais. De arrepiar até a alma.
Para chegar:
Para quem vem da BR-101, de Santa Catarina rumo a Porto Alegre, basta seguir as indicações da Rota do Sol. Entrar à direita, quando for anunciada a placa de Caxias do Sul, depois de passar por Torres. São dezenas de quilômetros de natureza morro acima, encostas, barraquinhas de caldo de cana e pastel feito na hora. Quando se alcançar o topo, entrar na direção Cambará do Sul. São poucos quilômetros a dentro. O ar puro e pequeno fluxo de veículos alimentam o passeio. É hora de relaxar. Os canyons estão situados em um parque aberto à visitação pública. Hoje, a reserva está sob a gestão de voluntários. Apesar do trabalho fantástico destes guerreiros, o parque está carente de manutenção e um passeio solitário é perigoso, pois não há indicações e sinalização ao longo do roteiro, que dentro do parque é feito a pé. Melhor ir seguindo um grupo ou acompanhar as pessoas na caminhada. Um tênis confortável, roupas esportivas e repelente são bem-vindos.
Dicas bem econômicas, em Cambará do Sul:
Restaurante La Taberna: especializado em panquecas. A de espinafre é divina! Bem no centro da cidade.
Du Perau PUB: o nome é original e a casa também. Ideal para uma cervejinha artesanal no final de tarde. O proprietário é um jovem e simpático publicitário gaúcho que aventurou-se pelos negócios e traz aos clientes rock, blues e uma boa carta de bebidas e petiscos. Na entrada de Cambará.
Pousada Fortaleza:
Simples, mas aconchegante. Administrada por um casal de jornalistas do Rio Grande do Sul, é próxima aos canyons. Os chalés de madeira afastados um do outro permitem viver uma certa individualidade e privacidade. Garantia de sossego e bom papo, se o cliente estiver a fim.
Crédito fotos: Gabriel Lain
Saiba mais:
http://www.cambaradosul.tur.br/pousada/parque-nacional-aparados-da-serra/